Curso:

DOCUMENTOS DE RH: ORGANIZAÇÃO, ARQUIVOS, PRAZOS DE GUARDA E DIGITALIZAÇÃO



  Carga Horária: Das 09:00 às 18:00  
Expositor:

Juan Cacio Peixoto, Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo | UFES. Especialização em Organização de Arquivos | USP. Cursando Mestrado em Estudos do Patrimônio | UAB. Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação.

Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes portes, na organização de Arquivo Técnico e Administrativo.

Transfere com muita clareza em seus cursos, valiosas experiências absorvidas em suas múltiplas consultorias em empresas de diferentes portes e segmentos.

Público Alvo:

Profissionais e Gerentes de Departamento de Pessoal e Recursos Humanos, Assistentes, Auxiliares, Contadores, Administradores, Auditores, Sindicalistas e todos os profissionais envolvidos com a matéria trabalhista e previdenciária.

Se o assunto não for de sua área de atuação, repasse para a área competente. Seus colegas farão o mesmo por você!

Objetivo:

A área de Recursos Humanos ainda é uma grande produtora de documentos no formato papel, e em sua produção documental, a legislação obriga a guarda de documentos neste formato, para comprovação de tempo de serviço, afastamento, faltas, atrasos, aposentadoria, licenças, pagamento de benefícios etc.

Por este motivo, o volume de documentos ocupa espaço físico considerável, tornando o Arquivo de RH, o Departamento com grande frequência de consulta e maior problema de armazenamento de documentos, falta espaço físico.

Sua organização é prioridade, principalmente, pelo prazo de guarda de documentos, de alguns itens documentais, a legislação obriga sua guarda PERMANENTE.

Portanto, neste curso, o participante obterá conhecimento de como estruturar o Arquivo, de forma que sua consulta aos documentos, não represente um problema, mas, uma rotina que faz parte do dia a dia da empresa.

Não deixe de participar, a estrutura planejada no início do ano, é fundamental, para uma continuidade com organização. Prepare-se!

Abordagem:

1-Constituição do Arquivo

•Conceito de Informação, Documento e Arquivo
•Importância do Arquivo Recursos Humanos
•Centralização e descentralização: vantagens e desvantagens

2-Documentação / Fluxo de Documentos

•Arquivo Ativo/Setorial, Intermediário e Inativo/Morto
•Documentação Legal: Identificação de documentos no Arquivo
•Catalogação e classificação de documentos

3-Prazo de guarda / Temporalidade Documental
•Levantamento dos documentos
•Quanto tempo guardar o documento no Arquivo?
•Quando e como eliminar? O que determina a legislação?

4-Prazo de guarda / Fiscalização

•Documentação sujeita a fiscalização
•Provas documentais para processos trabalhistas
•Prontuário Médico x NR-7
•Penalidades quando não apresentados documentos à Fiscalização Trabalhista

5-Metodologia de organização / Onde começar?

•Como, quando e por onde começar?
•O que a fiscalização exige na organização?
•Metodologia de organização para cada tipo de documento

6-Metodologia de organização – Formação do prontuário

•Rotina do Departamento e o controle do fluxo da documentação
•Como identificar a documentação na pasta?
•Documentação de guarda temporária x guarda permanente, qual metodologia de organização? Podem ficar arquivados juntos?
•Organização do prontuário na prática com arquivamento de documentos na pasta de Prontuário.

7-Metodologia de organização – Arquivo Inativo/Morto

•Como enviar documentos para o Arquivo Inativo?
•Identificação e numeração das caixas e Índice de Arquivo
•Metodologia de organização de Cartão de Ponto, Folha de Pagamento, Ficha Salário Família, Folha de Pagamento, Guias de Recolhimentos e demais documentos.

8-Digitalização de documentos

•Visão geral e características
•Funcionalidades e recursos
•Diferença de documento digitalizado x eletrônico
•Etapas da digitalização
•Quando, como e por começar
•Acesso a documentos

9-Recursos materiais

•Suporte de arquivamento: pastas, etiquetas, caixas e outros materiais utilizados na organização.
•Apostila e formulários que ajudarão na organização do Arquivo.
•Será abordado também a terceirização do Arquivo, suas vantagens e desvantagens e o perfil ideal do profissional para o Arquivo.

Mais informações sobre o evento:

Local do Evento: Rio de Janeiro-RJ. Endereço será confirmado por email ao participante

Data: 16/10/2015

Horário: Das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

Investimento: R$778,00(setecentos e setenta e oito reais)

O Valor Inclui Apostila, Coffee Breaks e Certificado.

Terão desconto de 10% nas Inscrições:

  • Assinantes VERITAE
  • 02 ou mais Inscrições por Empresa
  • Inscrições em mais de 01 Curso Programado VERITAE
  • Convênios VERITAE (sob consulta. Ligue 21 41415039)

 

Atenção: AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
NÃO DEIXE PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO NA ÚLTIMA HORA

ESTE TREINAMENTO PODE SER MINISTRADO
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Ficha de Inscrição e Confirmação

Preencha a Ficha de Inscrição abaixo.

• Preencha a Ficha de Inscrição abaixo, encaminhe pelo e-mail cursos@veritae.com.br e, confirme, enviando o Comprovante do Depósito da Taxa de Inscrição, através do Telefax 21 22159878 (aos cuidados de Eunice).

 

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Dados Bancários :

Favorecido: VERITAE Orientador Empresarial Ltda.
Banco: Itaú
Agência: 6199
Conta Corrente: 17.511-5
CNPJ: 08.799.229/0001-40
A Nota Fiscal será fornecida aos Participantes na data do evento.

Favorecido: VERITAE Orientador Empresarial Ltda.