Curso:

ORGANIZAÇÃO DO ARQUIVO DE RECURSOS HUMANOS


  Carga Horária: Das 09:00 às 18:00  
Expositor:

Prof. Juan Cacio Peixoto, Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo | UFES. Especializado em Organização de Arquivos | USP. Cursando Mestrado em Estudos do Patrimônio | UAB. Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação. Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes portes, na organização de Arquivo Técnico e Administrativo.

Público Alvo:

Profissionais de Recursos Humanos, Departamento de Pessoal, Auditoria, Contabilidade, Administração, Arquivistas, Bibliotecários e todos aqueles que atuam na área de Gestão de Documentos e Arquivos.

Momento de Investir em Você!

Se o assunto não for de sua área de atuação, repasse para a área competente. Seus colegas farão o mesmo por você!


Objetivo:

A área de Recursos Humanos ainda é uma grande produtora de documentos no formato papel, e em sua produção documental, a legislação obriga a guarda de documentos neste formato, para comprovação de tempo de serviço, afastamento, faltas, atrasos, aposentadoria, licenças, pagamento de benefícios etc.

Por este motivo, o volume de documentos ocupa espaço físico considerável, tornando o Arquivo de RH, o Departamento com grande frequência de consulta e maior problema de armazenamento de documentos, falta espaço físico.

Sua organização é prioridade, principalmente, pelo prazo de guarda de documentos, de alguns itens documentais, a legislação obriga sua guarda PERMANENTE.

Portanto, neste curso, o participante obterá conhecimento de como estruturar o Arquivo, de forma que sua consulta aos documentos, não represente um problema, mas, uma rotina que faz parte do dia a dia da empresa.

Não deixe de participar, a estrutura planejada é fundamental, para uma continuidade com organização. Prepare-se!

Abordagem:

1-Constituição do Arquivo

• Conceito de Informação, Documento e Arquivo
• Importância do Arquivo Recursos Humanos
• Centralização e descentralização: vantagens e desvantagens

2-Documentação / Fluxo de Documentos

• Arquivo Ativo/Setorial, Intermediário e Inativo/Morto
• Documentação Legal: Identificação de documentos no Arquivo
• Catalogação e classificação de documentos

3-Prazo de guarda / Temporalidade Documental

• Levantamento dos documentos
• Quanto tempo guardar o documento no Arquivo?
• Quando e como eliminar? O que determina a legislação?

4-Prazo de guarda / Fiscalização

• Documentação sujeita a fiscalização
• Provas documentais para processos trabalhistas
• Prontuário Médico x NR-7
• Penalidades quando não apresentados documentos à Fiscalização Trabalhista

5-Metodologia de organização / Onde começar?

• Como, quando e por onde começar?
• O que a fiscalização exige na organização?
• Metodologia de organização para cada tipo de documento

6-Metodologia de organização – Formação do prontuário

• Rotina do Departamento e o controle do fluxo da documentação
• Como identificar a documentação na pasta?
• Documentação de guarda temporária x guarda permanente, qual metodologia de organização? Podem ficar arquivados juntos?
• Organização do prontuário na prática com arquivamento de documentos na pasta de Prontuário.

7-Metodologia de organização – Arquivo Inativo/Morto

• Como enviar documentos para o Arquivo Inativo?
• Identificação e numeração das caixas e Índice de Arquivo
• Metodologia de organização de Cartão de Ponto, Folha de Pagamento, Ficha Salário Família, Folha de Pagamento, Guias de Recolhimentos e demais documentos.

8-Digitalização de documentos-Noções

• Preparação e Higienização;
• Digitalização;
• Indexação;
• Controle de Qualidade;
• Arquivamento Eletrônico;
• Armazenamento.

9-Recursos materiais

• Suporte de arquivamento: pastas, etiquetas, caixas e outros materiais utilizados na organização.
• Apostila e formulários que ajudarão na organização do Arquivo.
• Será abordado também a terceirização do Arquivo, suas vantagens e desvantagens e o perfil ideal do profissional para o Arquivo.

Mais informações sobre o evento:

Local do Evento: Rio de Janeiro.

No caso de confirmação do curso, o endereço será informado por email, até 03 dias antes do evento.

Data: Dia 11 de Abril de 2017

Horário: Das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

Investimento: R$778,00(Setecentos e setenta e oito reais)

O Valor Inclui Apostila, Coffee Breaks e Certificado.

Terão desconto de 25% nas Inscrições:

  • Assinantes VERITAE
  • 02 ou mais Inscrições por Empresa
  • Inscritos em mais de um curso programado por VERITAE
  • Convênios OAB/CAARJ, Clube do Advogado.

 

Atenção: AS VAGAS SÃO LIMITADAS.
NÃO DEIXE PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO NA ÚLTIMA HORA

ESTE TREINAMENTO PODE SER MINISTRADO
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Ficha de Inscrição e Confirmação

• Preencha a Ficha de Inscrição abaixo, encaminhe pelo e-mail cursos@veritae.com.br e, confirme, enviando o Comprovante do Depósito da Taxa de Inscrição, digitalizado, através do e-mail cursos@veritae.com.br

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Dados Bancários :

Favorecido: VERITAE Orientador Empresarial Ltda.
Banco: Itaú
Agência: 6199
Conta Corrente: 17.511-5
CNPJ: 08.799.229/0001-40
A Nota Fiscal será fornecida aos Participantes na data do evento.

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