1-Constituição do Arquivo
• Conceito de Informação, Documento e Arquivo
• Importância do Arquivo Recursos Humanos
• Centralização e descentralização: vantagens e desvantagens
2-Documentação / Fluxo de Documentos
• Arquivo Ativo/Setorial, Intermediário e Inativo/Morto
• Documentação Legal: Identificação de documentos no Arquivo
• Catalogação e classificação de documentos
3-Prazo de guarda / Temporalidade Documental
• Levantamento dos documentos
• Quanto tempo guardar o documento no Arquivo?
• Quando e como eliminar? O que determina a legislação?
4-Prazo de guarda / Fiscalização
• Documentação sujeita a fiscalização
• Provas documentais para processos trabalhistas
• Prontuário Médico x NR-7
• Penalidades quando não apresentados documentos à Fiscalização Trabalhista
5-Metodologia de organização / Onde começar?
• Como, quando e por onde começar?
• O que a fiscalização exige na organização?
• Metodologia de organização para cada tipo de documento
6-Metodologia de organização – Formação do prontuário
• Rotina do Departamento e o controle do fluxo da documentação
• Como identificar a documentação na pasta?
• Documentação de guarda temporária x guarda permanente, qual metodologia de organização? Podem ficar arquivados juntos?
• Organização do prontuário na prática com arquivamento de documentos na pasta de Prontuário.
7-Metodologia de organização – Arquivo Inativo/Morto
• Como enviar documentos para o Arquivo Inativo?
• Identificação e numeração das caixas e Índice de Arquivo
• Metodologia de organização de Cartão de Ponto, Folha de Pagamento, Ficha Salário Família, Folha de Pagamento, Guias de Recolhimentos e demais documentos.
8-Digitalização de documentos-Noções
• Preparação e Higienização;
• Digitalização;
• Indexação;
• Controle de Qualidade;
• Arquivamento Eletrônico;
• Armazenamento.
9-Recursos materiais
• Suporte de arquivamento: pastas, etiquetas, caixas e outros materiais utilizados na organização.
• Apostila e formulários que ajudarão na organização do Arquivo.
• Será abordado também a terceirização do Arquivo, suas vantagens e desvantagens e o perfil ideal do profissional para o Arquivo. |