VERITAE
TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
Orientador Empresarial
Hoje, neste mundo tão cheio de
transformações e mudanças, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus
índices de competitividade e para isso elas dependem quase que única e
exclusivamente das pessoas, motivadas, felizes e orgulhosas de trabalhar na
organização.
Por Washington Sorio*
Um ambiente saudável ajuda a produzir mais. Essa opinião é unânime entre os especialistas e gurus da área de recursos humanos. Afinal, um ambiente de trabalho onde as pessoas são felizes se transforma em maior rentabilidade para a empresa.
Para isso, à área de RH tem que atuar de forma estratégica,
mensurando suas ações através de processos que possam respaldar ao máximo sua
atuação nas organizações.
Mas como criar ou desenvolver um RH que funcione como agente de
mudanças e que vai além do simples gerenciamento do capital humano? Como fazer
para o RH ter conhecimento profundo do negócio? Como fazer para o RH servir de
estrutura organizacional de apoio, incluindo a construção de um clima favorável
para o desenvolvimento e visão clara de futuro?
As respostas para essas perguntas parecem simples. Mas não é. Em
muitas empresas o RH atua somente de forma operacional. Em diversas empresas o
ambiente de trabalho é péssimo. E o que fazer para mudar? O que fazer para dar
um salto qualitativo?
Sabemos que o que faz a diferença em qualquer empresa são as
pessoas. Então o que é necessário para mensurar a satisfação das pessoas? A
resposta está na pesquisa de clima
organizacional que tornou-se instrumento de gestão de muitas empresas.
Mas afinal o que é Clima Organizacional? Clima é a percepção
coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas,
políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta
percepção.
E o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional? É um instrumento de
gestão voltado para análise do ambiente interno. Tem o objetivo de mapear ou
retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos
colaboradores da empresa através da apuração de seus pontos fortes,
deficiências, expectativas e aspirações.
Mas por que pesquisar? Porque além de criar um canal de comunicação
com os colaboradores e identificar aspectos positivos e negativos que impactam
o ambiente de trabalho, essa atitude da empresa eleva bastante o índice de
motivação, pois dentro dessa ação está o sentimento: estamos querendo ouvir você, você
e sua opinião são muito importantes para nós. A crença na empresa se eleva sensivelmente.
A Pesquisa de Clima Organizacional é uma forma de mapear o ambiente
interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de
problemas melhorando o ambiente de trabalho.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações e mudanças, as
empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para
isso elas dependem quase que única e exclusivamente das pessoas, motivadas,
felizes e orgulhosas de trabalhar na organização.
Pesquisas indicam que pessoas com baixos índices de motivação,
utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em
setores/áreas/empresas onde encontramos pessoas motivadas, este mesmo índice
pode chegar a 60%.
É importante que a Pesquisa
de Clima Organizacional aborde questões de diferentes variáveis
organizacionais, tais como:
O Trabalho em Si: com base nesta variável procura-se
conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário,
distribuição, suficiência de pessoal, etc;
Integração Setorial e
Interpessoal: avalia o
grau de cooperação e relacionamento existente entre as pessoas e os diversos
departamentos da empresa;
Salário: analisa a existência de eventuais
distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação
aos salários pagos por outras empresas;
Estilo Gerencial: aponta o grau de satisfação das pessoas
com a sua chefia imediata, analisando a gestão em termos de competência,
feedback, organização, relacionamento, etc;
Comunicação: buscar o conhecimento que as pessoas têm
sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc;
Desenvolvimento Profissional: avalia as oportunidades de treinamento e
as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece;
Imagem da Empresa: procura conhecer o sentimento das pessoas
em relação a empresa;
Processo Decisório: esta variável revela uma faceta da
supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões;
Benefícios: apura o grau de satisfação com relação
aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa;
Condições Físicas do Trabalho: verifica a qualidade das condições
físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de
acidentes de trabalho e doenças profissionais;
Trabalho em Equipe: Mede algumas formas de participação na
Gestão da empresa;
Orientação para Resultados: Verifica até que ponto a empresa estimula
ou exige que as pessoas se responsabilizem efetivamente pela consecução de
resultados.
Para
que essa ferramenta de gestão seja bem aplicada, devemos observar algumas fases
do processo da Pesquisa de Clima Organizacional, que são:
Elaboração do formulário;
Comunicação;
Aplicação da pesquisa;
Apuração dos dados;
Relatórios;
Plano de ação
Não existe um questionário padrão de
Pesquisa de Clima Organizacional. Cada empresa adapta o questionário a sua
realidade, linguagem e cultura. Mas nos últimos anos, tenho tido muito sucesso
com um modelo de questionário de Pesquisa de Clima Organizacional que contém 6 (seis) tópicos:
Você e o seu trabalho;
Você e o relacionamento com os colegas;
Você e o relacionamento com seu chefe;
Você e a empresa;
Você e seus benefícios e pagamentos;
Informações gerais
Nesses tópicos, estão 10
(dez) fatores importantes de avaliação que são:
Organização;
Comunicação;
Desempenho;
Orgulho;
Camaradagem;
Credibilidade;
Respeito;
Imparcialidade;
Liderança;
Qualidade.
Tal modelo de questionário da Pesquisa de Clima Organizacional
possui 137 (cento e trinta e sete) perguntas de múltipla escolha e 3 (três) perguntas abertas:
O que a empresa faz que
dificulta a execução do seu trabalho e deveria ser modificado?
O que a empresa não faz e
deveria fazer?
Descreva, utilizando apenas
uma palavra ou termo, o seu sentimento sincero sobre a empresa. Sinto que a
empresa onde trabalho é: ...
O questionário é anônimo e para que a empresa tenha sucesso na
Pesquisa de Clima Organizacional é necessário: confiança no processo, boa
comunicação e ninguém deve influenciar as respostas.
As principais contribuições
que podemos obter da Pesquisa de Clima Organizacional são:
O alinhamento da cultura com as ações efetivas da empresa;
Promover o crescimento e desenvolvimento das pessoas;
Integrar os diversos processos e áreas funcionais;
Otimizar a comunicação;
Minimizar a burocracia;
Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
Enfocar o cliente interno e externo;
Otimizar as ações gerenciais, tornando-as mais consistentes;
Aumentar a produtividade;
Diminuir o índice de rotatividade;
Criar um ambiente de trabalho seguro;
Aumentar a satisfação dos clientes internos e externos;
Transformar o ambiente de trabalho de forma que os objetivos
sejam atingidos com pessoas que dão o melhor de si e que trabalham em equipe
num ambiente de confiança.
A área de RH tem como missão manter o sol brilhando e a pesquisa de clima organizacional é um indicador
tanto dos pontos fortes da empresa como da necessidade de melhorar e mudar.
Sabemos que existem momentos para trabalhar, para sorrir e para
viver. Mas o ideal é quando você vive todos esses momentos juntos.
Depois de refletir no texto, deixo a seguinte questão para os
profissionais de RH: O que vocês estão esperando para implantar a gestão de
clima organizacional?
Isso vai favorecer o desenvolvimento das habilidades e das
competências organizacionais. Podem acreditar!
*Washington
Sorio
É graduado em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão
de RH e diversos cursos de especialização, tanto no Brasil como no
Exterior. Atua na definição de
políticas e estrutura de cargos e salários, gestão de administração de pessoal,
controle do budget e headcount, implantação de Governança Corporativa, Código
de Ética, BSC (Balanced Scorecard),
Programa de Avaliação de Desempenho, Indicadores de Performance e Gestão do
Clima Organizacional. Recebeu, em 2005, o mais importante prêmio de gestão de
pessoas do Rio de Janeiro, o Prêmio Luiz
Carlos Campos, como o MELHOR
PROFISSIONAL DO ANO, concedido pela Associação
Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-RJ.
Em 2008, recebeu o certificado de premiação a um dos mais importantes
prêmios de gestão de pessoas da América Latina, o Prêmio Ser Humano Oswaldo
Checchia, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos –
ABRH-Nacional, sendo um dos 12 cases
vencedores.
washington@washingtonsorio.com.br
As opiniões
expressas nesta Seção são de responsabilidade de seus Autores, sendo, a
divulgação por VERITAE Orientador
Empresarial, devidamente autorizada pelos mesmos.
Importante!
Seminário Palestra |
Rio de Janeiro-RJ |
04 Horas (manhã) |
24 de Março de 2011 |
Dr. Carlos Antonio
Seabra |
R$250,00 (Duzentos e cinqüenta reais) |
Informações e Inscrições:
21 34714457 25240487 ou pelo email cursos@veritae.com.br
Mantenha os Endereços Eletrônicos de sua Organização sempre atualizados e sua Assinatura em dia para não serem prejudicados nos envios das atualizações.
Para verificar a regularidade de sua Assinatura VERITAE
e atualizar seus Endereços Eletrônicos, encaminhe uma solicitação através do
endereço adm@veritae.com.br
Um Ótimo Dia para Você!
Equipe
Técnica VERITAE
Estamos no Twitter! Follow us: www.twitter.com/VERITAE_NEWS